terça-feira, 29 de março de 2011

Compostagem caseira

O Brasil produz 241.614 toneladas de lixo por dia, onde 76% são depositados a céu aberto, em lixões, 13% são depositados em aterros controlados, 10% em usinas de reciclagem e 0,1% são incinerados. Do total do lixo urbano, 60% são formados por resíduos orgânicos que podem se transformar em excelentes fontes de nutrientes  para as plantas.
A compostagem é o processo de decomposição dos resíduos orgânicos e a transformação desse em adubo, que misturado com o solo melhora suas características físicas, físico-químicas e biológicas. O lixo orgânico caseiro é rico em nitrogênio, assim como palhas de milho, de banana,  folhas de jardim e restos de grama são ricos em carbono, e esterco de porco, galinha, boi, etc. são fontes de organismos decompositores, nutrientes essenciais para o processo.
A Embrapa divulgou uma cartilha (http://www.cnpmf.embrapa.br/publicacoes/circulares/circular_76.pdf) que explica de maneira simples como, onde e o que se deve utilizar para a preparação do composto. Outro site, FlyMagazine mostra uma maneira bem criativa de composteira caseira feita com materiais simples e reutilizados (http://flymagazine.com.br/compostagem-caseira/), existem vários modelos de composteiras e diversos materiais que podem ser usados para a sua construção.
Neste endereço:  http://wn.com/compostagem_caseira, tem um acervo de vídeos relacionados a compostagem caseira e hortas orgânicas.

Nenhum comentário: